A colheita de milho de Sergipe excedeu as expectativas
A colheita de milho de Sergipe excedeu as expectativas
Âncora da TV (Ana Paula Campos): Produtores de milho do sertão de Sergipe estão felizes com a safra. A colheita superou as expectativas e o preço está melhor que o do ano passado.
Repórter (Carla Suzane): Em Carira, sertão de Sergipe, a colheita de milho está no fim. O município é o maior produtor do estado, e este ano, foram plantados 40 mil hectares, trinta por cento a mais que em 2009. Daniel Tavares é um dos produtores da região. E nos 42 hectares que plantou, já colheu 18 toneladas, mais da metade do que conseguiu no ano passado. Satisfeito, ele sabe que não vai demorar muito para vender a produção.
Entrevistado 1 (Daniel Tavares): Hoje, a gente recebe ligação dos comprador, né, de milho. Então, pra gente é uma maravilha, né. É por isso que a gente tá sorrindo agora.
Repórter: Tudo contribuiu e esta já é considerada uma das melhores safras dos últimos cinco anos.
Entrevistado 2 (Ananias Rezende): É uma safra recorde em funҫão do bom tempo né, que aconteceu. Esse ano deu tudo certo. O produtor investiu corretamente, plantou [suas] sementes selecionadas, o uso de tecnologia e adubação.
Repórter: O milho colhido vai direto para os caminhões que aguardam ali mesmo, na roça para seguir viagem.
Repórter: Este ano, a safra deve chegar a 190 mil toneladas. É quase o dobro do ano passado. E o que tem animado ainda mais o produtor é o preço do milho no mercado, que tem se mantido em alta.
Repórter: Por aqui, o preço médio da saca com 60 quilos de milho é de 28 reais, podendo chegar até 30 reais. Na última safra, o preço não passou de 16 reais.
Entrevistado 3 (José Dias): O preҫo do milho aqui tá muito bom. Tá de 27 a 28 [reais] e tá, graças a Deus, tá indo bom, bom mesmo.
Âncora da TV: O milho produzido no sertão de Sergipe é destinado, principalmente, a ração animal.