Acontece, na Esplanada, um desfile com dois mil militares
Acontece, na Esplanada, um desfile com dois mil militares
Repórter em estúdio: Cerca de 30 mil pessoas devem acompanhar o desfile cívico-militar que comemora o Dia da Independência, neste domingo.
A programação na Esplanada dos Ministérios começa às nove da manhã, com dois mil militares das Forças Armadas, cem viaturas blindadas e 270 cavalos.
A Esquadrilha da Fumaça também se apresenta, mas dessa vez sem acrobacias, devido a restrições legais por questão de segurança.
O assessor de Comunicação do Comando Militar do Planalto, Coronel Gilberto Breviliere, destaca algumas atrações.
Coronel Gilberto Breviliere: Viaturas modernas blindadas, lançadora multipla de foguete, além disso a apresentação das tropas, também o desfile tradicional dos Dragões da Independência, que estavam presentes na história do país, circundando o ato histórico do Don Pedro I às margens do riacho Ipiranga. Então, aquele uniforme foi o mesmo utilizado na época.
Repórter em Estúdio: Ao todo, foram instalados 22 mil lugares nas arquibancadas, além de banheiros químicos, pontos de distribuição de água e postos de saúde e de atendimento. Cerca de 1600 policiais e bombeiros vão garantir a segurança durante o desfile.
O secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Batista dá dicas pra quem vai participar do evento.
Coronel Paulo Roberto Batista: Aqueles que estão indo ver o desfile, vamos identificar as crianças, vamos utilizar protetor e bloqueador solar, água, hidratação, roupas leves, né, porque durante esse período, esse período nosso de seca, realmente tivemos alguns casos de insolação no ano passado.
Repórter em estúdio: No domingo, outras atividades também movimentam Brasília, por isso a recomendação é sair de casa com antecedência.
Às oito e meia da manhã tem concurso público da Secretaria de Saúde, com 150 mil inscritos. Às onze, tem jogo de futebol de salão entre Brasil e Argentina, no Mané Garrincha, e deve reunir 40 mil torcedores. E, às duas da tarde, tem a Parada Gay, cujo público pode chegar a 10 mil pessoas.
A programação completa da Semana na Pátria está disponível em www.brasil.gov.br/7desetembro.
Reportagem: Karina Cardoso