Apagão Parcial no Rio
A cidade do Rio de Janeiro reagiu bem ao apagão que atingiu diversos bairros das zonas norte, sul e centro. De acordo com centro de operações da prefeitura do Rio, a energia de todos os sinais de trânsito e a iluminação dos principais túneis foi restabelecida. Para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a agilidade com que o sistema da prefeitura trabalhou para organizar o trânsito e manter a ordem na cidade serve como um teste para eventuais apagões em maiores proporções.
“Eu acho que foi um teste, né? E a gente tem gente na rua, tem muito mais operação de trânsito hoje do que a gente tinha no passado e que com o centro de operações fez com que a gente direcionasse adequadamente os operadores de trânsito.”
Ainda de acordo com Eduardo Paes, a cidade não encarou uma situação de caos devido ao preparo para este tipo de situação. “É óbvio que você tem um apagão, uma falta de energia, é óbvio que é uma situação muito complicada, né. Como foi mais localizado, né? Não foi uma coisa da cidade inteira, aquela coisa de apagão que a gente já viu em todo sudeste, todo estado do Rio de Janeiro, toda cidade do Rio de Janeiro, região metropolitana, né? É óbvio que você teve uma situação complexa, complicada mas numa área menor da cidade. Então, isso também facilita a reação e operação.”
A falta de luz desta sexta-feira se deve a uma pane em dois transformadores na subestação de Furnas, no Grajaú, na Zona Norte da cidade. Os sinais de trânsito e o metrô, além dos ramais de trem da SuperVia foram afetados. Guardas municipais e agentes da CET Rio, monitorados nos cruzamentos, reforçaram a organização das vias mais movimentadas. Além disso, nenhum acidente de trânsito foi registrado durante o apagão.
Do Rio de Janeiro, Roger Morais.