Maratona da Linha Verde
Elisângela em estúdio - Fim de semana movimentado pro esporte, fim de semana com um evento muito especial: a maratona da Linha Verde, Bob.
Bob em estúdio - É verdade. Será no domingo. É a terceira maratona da Linha Verde em Belo Horizonte, né? Durante o trajeto, muita subida. Exige muito do atleta. Você está preparada?
Elisângela em estúdio - Eu não estou preparada, absolutamente!
Bob em estúdio – Tem que se preparar bem, olha, o repórter Diego Bertose está com um especialista e vai dar algumas dicas para quem vai participar da prova. Bom dia Diego.
Repórter de campo, Diego - Bom dia, Bob. Bom dia, Elisângela. A chegada vai ser em frente a esta praça que é a Praça da Estação, um conhecido ponto turístico da capital. Você vê agora imagens ao vivo do globocop que sobrevoa um dos trechos da prova, a Avenida Cristiano Machado. Esta é uma longa subida, aliás, 23% do trajeto é formado por subidas, o que equivale a 5 dos 21 quilômetros da prova. Por isso, é um percurso que exige muito preparo físico por parte dos competidores e é sobre isso que eu converso agora com o professor de educação física, Bernardo Steinberg. Qual é a orientação para quem disputa a meia-maratona, principalmente pela primeira vez? Bom dia.
Bernardo Steinberg - Bom dia. Primeiro, uma prova dessas é feita de vários detalhes, né? Você ter que estar atento. Por exemplo, a vestimenta tem que ser apropriada, leve e que permita a transpiração. O calҫado também tem que ser maleável. De preferência, você já deve estar familiarizado com o calҫado.
Repórter de Campo, Diego - Correr com o calҫado novo pode não ser uma boa idéia?
Bernardo Steinberg - Você pode se surpreender. Se o calҫado é muito novo e você não está acostumado com ele, durante os 21 quilômetros, você pode se surpreender. Tem também a questão climática que está favorável para a prova, mas é fundamental o uso de filtro solar porque a incidência de raios ultra-violeta vai ser grande.
Repórter de campo, Diego - E a alimentação neste caso?
Bernardo Steinberg - A pessoa tem que estar bem hidratada e nutrida. Tem que comer bastante carboidrato nos dias anteriores à prova, tem que tá bem nutrida, não pode faltar nutriente. E tem a questão tática-técnica também relacionada. A prova é marcada por diversas inclinações e subidas, 23% da prova é de subida e a predominância no final da prova, no terço final. Então, quem busca resultado e quem busca melhorar com relação às duas últimas edições tem que buscar dar uma puxada no começo da prova. Não pode maneirar porque o começo da prova é marcado por descidas e planos.
Repórter de campo, Diego - Ok, obrigado pela sua participação no Bom Dia Minas. Os kits já começam a ser distribuídos hoje e amanhã. Outras informações você confere em nossa página na internet, Elisângela e Bob.