Nações Unidas lança site oficial da Rio+20 em português
Nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro sediará a Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentável Rio+20 - Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. O evento reunirá na Cidade Maravilhosa cerca de 193 Chefes de Estado e mais de 10 mil pessoas que debaterão propostas, temas e metas para a preservação ambiental do planeta.
Nesta semana, o Secretário-Geral da Rio+20, Sha Zukang (que também é Secretário de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU), esteve no Brasil e, durante uma reunião preparatória para a conferência, lançou oficialmente o site do evento, em língua portuguesa. O endereço do site é: http://www.rio20.info/2012/.
No portal, é possível acompanhar toda a movimentação prévia para o evento, conhecer as propostas - elaboradas em documentos - e verificar a agenda oficial. Através do portal, também há caminhos para o internauta acessar os blogs oficiais dos membros da organização da Rio+20, site da ONU e ler notícias diárias sobre os temas economia verde, meio ambiente, desenvolvimento social e programas de preservação.
Sha Zukang disse estar impressionado com o trabalho que o Brasil vem fazendo desde a Rio92, conferência semelhante que ocorreu há 20 anos, e que o país servirá de exemplo para as demais nações. Segundo o dirigente, o Brasil foi o país eleito para sediar esta cúpula mundial porque foi a nação que mais promoveu o desenvolvimento sustentável nos últimos anos.
Durante a reunião preparatória para a Rio+20, a comissão internacional organizadora e representantes do governo federal - os Ministérios do Meio Ambiente, Planejamento, Fazenda, Relações Exteriores, Desenvolvimento Social e Agricultura e Pecuária - discutiram ainda as propostas de vários países, que foram compiladas em um documento chamado "Agenda Conexão G15".
Calendário
Inicialmente, a ONU havia programado a realização do evento para o início do mês de junho de 2012; no entanto, o calendário teve que ser alterado para não coincidir com as comemorações da realeza britânica, que festejarão os 60 anos de coroação da Rainha Elizabeth II nos dias 04, 05 e 06 de junho.
Para evitar que os dois eventos "dividam" os Chefes de Estado, a ONU reprogramou a data da cúpula mundial para os dias 20, 21 e 22 de junho. Antes disso, nos dias 19 e 20, os dirigentes de nações européias, asiáticas e outros se reunirão na Cidade do México. Durante o evento oficial no Brasil, ainda haverá uma extensa programação paralela que incluirá debates, ajustes de conduta entre países e políticas que visem à preservação ambiental do planeta.
por Viviane Taguchi