Polícia militar está com operações em andamento
Repórter: Olha só, nos últimos dois fins de semana, o BOPE, que está à frente desta operação, denominada “Saturação”, já prendeu 7 pessoas envolvidas aí em diversos crimes. O que motivou essa força tarefa, na verdade, de todos os órgãos de segurança, é exatamente os crimes de execução, as mortes com características de execuções, que cresceram muito, nos últimos dois anos aqui na capital e também no município de Santana. Então, sobre este assunto a gente conversa agora com o coronel Paulo Matias, ele que é comandante do BOPE.
Repórter: Coronel, muito obrigada pela sua participação, bom dia. Então, são dois fins de semana já, com ótimos resultados, não é?
Coronel Paulo Matias: Perfeitamente, bom dia Ruane, bom dia Tatiana, bom dia a todos que nos assistem. Exatamente, o que causou a… essa operação “Saturação”, em um formato bem maior, é justamente né os índices de criminalidade, que têm sido é… ultimamente verificado, que cresceu alarmante, inclusive no município de Santana. Então, nós iniciamos é essa operação justamente no município de Santana, onde fechamos todas as entradas e saídas daquele município e saturamos todos os bairros do município de Santana, com resultado altamente positivo, dentro do que prescreve a nossa Constituição é para a Polícia Militar: policiamento ostensivo preventivo.
Coronel Paulo Matias: É… E o que tá sendo bem interessante, …que além desta ostensividade, desse policiamento que ah tá surtindo o efeito para a sociedade na sensação de segurança é ... pública, é… Nós não disparamos nas duas operações, nem... não fizemos nenhum disparo de arma de fogo, né? Então, já fizemos… É a sétima prisão que foi feita até agora, por… de traficantes, de pessoas com... foragidas da penitenciária, enfim, de crimes diversos e, simplesmente pela... a força policial é... Não tem sido necessário o uso de força maior, como é o caso do disparo de arma de fogo para impedir, né, uma ação delituosa contra os nossos agentes, ou contra terceiros, né, da sociedade.
Repórter: Coronel, a gente sabe que uma operação dessa demanda um esforço muito maior do BOPE, e também de todos os outros batalhões, né? Há uma previsão pra o encerramento dessa operação?
Coronel Paulo Matias: Não, não há previsão, né, o o o... que vai definir né a redução dessa operação vai ser justamente o índice... o baixo índice de criminalidade no município de Santana e Macapá. Por enquanto a gente tem conseguido reduzir significativamente, né, o índice de criminalidade, mas ainda não temos né nenhuma definição de término dessa operação; pelo contrário. Este final de semana já está planejado, né, o próximo bairro e localidades adjacentes àquele bairro que nós vamos atuar de maneira bastante contundente, né, com o policiamento de barreiras, com o policiamento e incursões em áreas de ponte, naquelas áreas de periferias ali mais críticas, enfim, e caso haja uma necessidade de um outro bairro, um... um crime com característica de execução ou uma situação que venha a ocorrer de gerenciamento de crise, já que o Batalhão tá na rua, a gente só faz deslocar parte da... do efetivo, ou todo o efetivo pra aquele lugar onde há uma necessidade maior.