Surpresa de Natal
Âncora: E um almoço de Natal num restaurante popular supreendeu os frenquentadores nessa terça-feira no Rio de Janeiro. No cardápio uma carne exótica, que só quem pode pagar tem o privilégio de degustar. Muita gente achou que estava comendo gato por lebre.
Repórter: Este é um dos dezesseis restaurantes populares do estado do Rio. Pela primeira vez no cardápio, carne de javali.
Cliente: É carne de quê? De gato? É um gato grande? É calango? É calango?
Repórter: A carne foi feita no capricho. Depois de marinado e assado, o javali foi desfiado e misturado à uva passa e castanha de caju. De acompanhamento massa to tipo penne passada na manteiga. A receita é criação do chef francês Claude Troigos que treinou os cozinheiros e veio conferir o sucesso da iguaria.
Claude Troigos: Foi uma troca de ideia muito forte porque, obviamente, eu ofereci a minha receita mas eles me ofereceram o volume, como que pode preparar uma receita que eu tô acostumado a fazer para quarenta pessoas, para fazer isso para três mil, né?
Repórter: Nem todo mundo foi de javali, teve quem preferisse o tradicional chester à Califórnia, que também fez parte da ceia. Mas quem provou aprovou.
Cliente I: Javali? Beleza!
Repórter: Tá aprovado?
Cliente I: Tá joia.
Cliente II: Agora que eu tô comendo pela primeira vez.
Repórter: Comeu e gostou?
Cliente II: Eu gosto de carne, né? !
Repórter: O javali é um animal de caça, um predador, por onde passa ele destrói plantações. Por isso a criação dele é proibida aqui no Brasil. A carne que está sendo servida hoje é de animais que foram apreendidos num criadouro clandestino na região serrana do Rio.
O criadouro ficava numa área de proteção ambiental. Os 316 javalis foram levados a um abatedouro licenciado pelo IBAMA em São Paulo. A carne foi doada pela Secretaria do Meio Ambiente para os restaurantes populares, que atendem cinquenta mil pessoas por dia e cobram apenas R$1 pela refeição.
Superintendente Departamento Assistência Social: Um oportunidade única, inédita, inusitada porque a gente vai poder oferecer uma carne nobre, né?! Que a gente só encontra mesmo em locais onde vendam carnes importadas a um preço bem mais caro e aí tá sendo assim maravilhoso essa junção, né? !
Claude Troigos: Feliz Natal pra todo mundo aí.