Hackers e órgãos públicos brasileiros
Repórter 1: Há mais de uma semana, quem acessa o site da Câmara Municipal de Valinhos vê esta mensagem. A página foi tirada do ar depois de ser invadida por hackers que se diziam manifestantes. Eliane que sempre acompanha o trabalho dos vereadores, ficou impedida de acessar as leis e assistir a transmissão online da última sessão.
Eliane: Eu me senti super prejudicada tanto que tenho que buscar informações agora pessoalmente.
Presidente da Câmara de Valinhos: O jurídico da Casa abriu... fez um B.O. um índice de ocorrência para ser apurado quem seriam... foram os responsáveis por esse... essa invasão do nosso site.
Repórter 1: Desde que a onda de protestos começou, vários sites públicos foram atacados. O da EMDEC em Campinas saiu do ar. O da Secretaria Estadual de Educação ficou infestado por mensagens de protesto. No portal da prefeitura de Americana foi colocado um vídeo com imagens das manifestações.
Repórter 2: Assim como nas ruas, a internet tem sido um importante canal de protestos. Aliás, muitas das passeatas que vimos nos últimos dias foram organizadas nas redes sociais. O problema é que algumas delas foram contaminadas por vândalos e outros criminosos. A preocupação dos especialistas é que isso aconteça também no mundo virtual.
Alexandre Braga: Pode abrir portas para ataques mais poderosos como por exemplo o roubo de informações pessoais de pessoas que usam o site ou até a instalação de vírus.
Repórter 2: O pesquisador do CPQD alerta também sobre a vulnerabilidade das páginas invadidas.
Alexandre Braga: Muitas vezes ah... instituições governamentais pequenas, sites menores acreditam que não vão ser vitimados. Nessa hora, saltam aos olhos, vem pra pra... pra frente dos protestos e acabam sendo vitimados.
Repórter 2: Seja na rua ou na rede, a maioria concorda que manifestação não é sinônimo de prejuízo.
Vinicius Almeida: Tá violando o direito de outra pessoa, né? Eu creio que a manifestação tem que ir pra rua, o povo tem que ir pra rua da forma que começou a manifestação, né? Não hackeando o... o site de outras pessoas.
Eliane: A gente fica indignado. Temos que lutar sim pelas reivindicações e tudo, mas não prejudicando o patrimônio público, essas coisas...
Piero Negrini: Eu acho assim, a manifestação é uma causa justa né pra poder reivindicar alguma coisa. Agora essas atitudes assim de vandalismo né, atitudes que infringem a lei e como.. pessoas que cometem cr... crimes, é... não... são pessoas criminosas, né não deve ser consideradas como manifestante ou pessoas que lutam por uma causa justa.
Apresentador: É, tem que ir pelo caminho legal né dentro da lei realmente porque as vezes serviços públicos muito importantes pra população acabam sendo afetados justamente por causa desses ataques. E nós temos imagens não é, pra ver certinho como é que funciona tudo isso.
Apresentadora: Até porque os hackers não se escondem não gente, olha aqui as imagens que nós pegamos na internet. O grupo faz questão sempre de deixar uma marca do ataque como no site da prefeitura de Americana.
Apresentador: Agora na invasão do site da EMDEC o grupo que é de Indaiatuba se manifesta em frases como: “Campinas estamos com você”. Muitos deles inclu... inclusive brincam com a situação, conversam, e quinze pra meia noite decidem colocar o site no ar novamente.
Apresentadora: No site da Secretaria Estadual da Educação, as máscaras do anonimato também marcam os ataques mas é bom a gente reforçar e você vai acompanhar agora numa entrevista que isso é crime.
Tadeu Fernandes: ...o crime previsto no Código Penal... e também agora com a nova lei da Ca... a chamada lei Carolina Dieckmann, e aí houve uma... uma alteração no Código Penal, e... pra prever esse tipo de crime. A pena vai de 3 anos a 6 anos. Se existe um crime a polícia tem que investigar. Não tem dúvida. Esses crimes registrou... dá-se início à investigação. Como que é feito? A pessoa deixa... ele entra e ainda deixa uma marca, deixa a prova do crime. É através daquele documento, você identifica o IP, o número da máquina e localiza. Tem condições através da quebra de sigilo, interfere junto ao... site que tá, onde ele tá hospedado e ali vai ser identificado quem utilizou aquela máquina, naquele momento.
Apresentadora 2: Portanto precisa denunciar porque o delegado disse ainda que muitas vezes esse tipo de crime não é investigado porque as vítimas deixam de procurar a polícia.