Romântica - Lua e Flor
Eu estava me lembrando das músicas que foram tema de novelas famosas da Rede Globo.
Parece loucura, mas brasileiro adora novela.
Só na Globo passam 5 novelas por dia: uma após o almoço no programa "Vale a pena ver de novo". As novelas que passam nesse horário são sempre reprise, ou seja, novelas que já passaram antes e que agora estão sendo reprisadas. Depois vem a novela para adolescentes que passa em torno das 5 da tarde, seguida da novela das 6, que normalmente conta uma história de época ou tem uma trama dramática.
Depois vem a novela das 7, que de costume tem um tom humorístico.
Em seguida vem o Jornal Nacional, que é o noticiário.
Assim que o jornal termina, começa a novela das 8 (que começa entre 8:30 e 9 da noite). Esse é o horário nobre da tv brasileira e as melhores novelas são reservadas para esse horário e algumas abordam temas importantes ou polêmicos, como política, câncer, homossexualidade, e assim vai. Foram muitas as novelas que marcaram história, e são inúmeros os personagens que se tornaram inesquecíveis.
Um deles foi o personagem Sassá Mutema, da novela Salvador da Pátria de 1989 (de janeiro até agosto), e que foi interpretado pelo genial Lima Duarte. Sassá Mutema era um bóia-fria, ingênuo e analfabeto, que se apaixonou pela sua professora, que ele chamava de professorinha.
A música tema da paixão de Sassá pela professora Clotilde é 'Lua e Flor' de Oswaldo Montenegro. Letra da música:
Eu amava Como amava algum cantor De qualquer clichê De cabaré, de lua e flor Eu sonhava como a feia Na vitrine Como carta Que se assina em vão Eu amava Como amava um sonhador Sem saber porquê E amava ter no coração A certeza ventilada de poesia De que o dia, amanhece não Eu amava Como amava um pescador Que se encanta mais Com a rede que com o mar Eu amava, como jamais poderia Se soubesse como te encontrar Eu amava Como amava algum cantor De qualquer clichê De cabaré, de lua e flor Eu sonhava como a feia Na vitrine Como carta Que se assina em vão Eu amava Como amava um pescador Que se encanta mais Com a rede que com o mar Eu amava como jamais poderia Se soubesse como te encontrar