26/10 - Inteligência artificial contra a Covid-19
Há lojas no Reino Unido que estão a testar um sistema que recorre à inteligência artificial para detetar se os clientes estão, ou não a usar máscara facial.
A pandemia da Covid-19 obrigou os empresários de todo o mundo a encontrar soluções para lembrar os clientes das regras de segurança e higiene.
O diretor de Marketing da Videocon, Jonathan Pratt, explica que o sistema, "Covered", "pode detetar se alguém está ou não a usar uma cobertura facial e depois notifica os funcionários.
A ideia por detrás disto é apenas promover e aumentar o uso de máscara para que se possa salvaguardar a segurança dos clientes e dos funcionários."
Um dos testes está a ser feito num estabelecimento de artigos de jardinagem e horticultura da cidade inglesa de Mirfield.
O sistema acolhe todos os clientes com máscara com um sinal verde e mostra um sinal encarnado a todos aqueles que esqueceram a proteção facial.
O diretor-geral do Whiteleys Garden Centre, Peter Williams confessa que "foi bastante dispendioso ter sempre um funcionário à porta.
Portanto, isso foi um desafio financeiro e, também, foi um processo bastante preocupante ter de abordar as pessoas e pedir-lhes que usassem uma máscara."
O sistema "Covered" está a ser testado, também, em grandes superfícies comerciais britânicas (e a empresa acredita que em pouco tempo pode começar o processo de exportação).