Derrame de petróleo no Ártico foi contido
[Derrame de petróleo no Ártico foi contido].
O ministério russo das Situações de Emergência anunciou que o derrame de petróleo no rio Ambarnaya, na cidade ártica de Norilsk, foi contido.
Se as condições meteorológicas o permitirem, diz o ministério, a situação deverá estar completamente controlada dentro de 14 dias.
No terreno estão cem homens que participam nas operações de limpeza.
"O mais importante no nosso trabalho é evitar a propagação do derrame porque se se espalhar para o Ártico ninguém conseguirá recolher o gelo.
Quando aqui chegámos, toda a área estava coberta com uma película de petróleo com 20 centímetros de espessura.
Agora, como se pode perceber, está tudo limpo ... ... ... ", (sublinhou Mikhail Sarkov, diretor-adjunto da Unidade Norte do Serviço de Resgate Marítimo).
[Quer o sistema fluvial quer o subsolo foram contaminados com toneladas de produtos petrolíferos pelo que serão necessárias décadas de recuperação].
O caso chegou ao conhecimento das autoridades locais dias depois da ocorrência, através das redes sociais, e levou o presidente Vladimir Putin a declarar o estado de emergência.
[Neste momento estão em curso várias investigações].
Um funcionário da central elétrica na origem do derrame foi detido.
De acordo com o comité responsável pela investigação, a 29 de maio um tanque de uma central elétrica da Norilsk Nickel, líder mundial na produção de níquel e de paládio, perdeu pressão, acabando por vazar 20 mil toneladas de combustível e lubrificantes.