NASA prepara futuro da exploração espacial
[NASA prepara futuro da exploração espacial].
Dois astronautas da NASA chegaram em segurança à Estação Espacial Internacional (ISS).
A cápsula da empresa SpaceX com os autronautas Doug Hurley e Bob Behnken a bordo chegou à estação sem problemas, depois de ter saído de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.
Segundo os austronautas acoplou automaticamente, sem necessidade de assistência e cumpriu "muito bem" a missão.
"Creio que foi um momento para as pessoas refletirem sobre o que há de bom na exploração e sobre o que há de bom nos Estados Unidos, assim como sobre o que pode ser conseguido quando trabalhamos em conjunto", (Jim Bridenstine Administrator da NASA).
A missão faz história, já que a Space X, (de Elon Musk, também dono da Tesla), se tornou na primeira empresa privada a enviar astronautas até ao espaço.
A NASA, (agência espacial norte-americana), tem um ambicioso plano de voltar à Lua até 2024 e a construção de uma estação espacial permanente no satélite até 2028.
Planos que fazem parte do programa Artemis, em colaboração com outros parceiros comerciais e internacionais.
O Programa também convida as agências espaciais de outras nações a participarem nesta nova etapa da exploração espacial.
A base na Lua será um ponto de passagem para o próximo grande salto para a humanidade: enviar astronautas até Marte.
Embora a Europa (nisso) não esteja envolvida no projeto de lançamento, também faz parte do programa.
"A Europa é parte integrante do programa da Estação Espacial Internacional e também do futuro programa de exploração, com os mesmos parceiros da Estação Espacial. Ainda não temos nossos meios autónomos para transportar astronautas até ao espaço, mas estamos a trabalhar ativamente em futuros ... veículos de exploração", (Léopold Eyharts Ex-Astronauta - Agência Espacial Europeia).
A missão foi igualmente importante para a NASA pois trata-se do primeiro voo espacial tripulado, a partir de solo norte-americano, desde 2011. Começa uma nova corrida à conquista do espaço.